TRADUTOR / TRANSLATER

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

NOTA DE FALECIMENTO (DICK TUFELD)


Dick Tufeld na década de 1960
Dick Tufeld  (1926-2012)
A voz americana do Robô, da série “Perdidos no Espaço”, faleceu no dia 22 de janeiro, aos 85 anos de idade, vítima de parada cardíaca, enquanto assistia TV.
A notícia foi divulgada por Bill Mumy, o Will Robinson na série da década de 1960, em sua página do Facebook. Segundo o ator à imprensa, a saúde de Tufeld vinha declinando desde a morte de sua esposa em 2004. Tendo vencido um câncer nas pregas vocais, ele convivia com o mal de Parkinson.
Richard Norton Tufeld nasceu no dia 11 de dezembro de 1926 em Los Angeles. Fã de programas de rádio como “O Sombra” e “O Besouro Verde”, Dick costumava criar seus próprios programas e eventos esportivos, narrando-os para amigos.
Depois de se formar pela Northwestern University, de Evanston, Illinois, ele voltou a morar em Los Angeles onde iniciou uma carreira no rádio.
Na década de 1940, ele se tornou o anunciante dos programas “The Amazing Mr. Malone” e “Falstaff’s Fables”. Mais tarde foi contratado para ser o narrador da série radiofônica “Space Patrol”, que em 1950 ganharia uma versão televisiva. Em 1953, os produtores contrataram Tufeld para ser o anunciante do patrocinador desta série.
Este foi seu primeiro trabalho na TV. Mais tarde, sempre como locutor, ele trabalhou com as séries “Annie Oakley”, “Surfside 6″, “Zorro”, “Agente 86″, “Caldeira do Diabo”, “A Feiticeira”, “Jeannie é um Gênio” e “It’s Garry Shandling Show”. Tufeld também foi locutor em várias cerimônias de entrega dos prêmios Grammy e Emmy.
Tufeld em 2009
Em 1964, ele foi contratado por Irwin Allen como narrador em “Viagem ao Fundo do Mar”. Allen o chamou novamente em 1966, para servir como narrador da abertura de “O Túnel do Tempo”, bem como a voz do controle da missão. Mas o trabalho com o qual Dick Tufeld ficou associado por toda sua vida é a série “Perdidos no Espaço”, na qual fez a voz do Robô. Tufeld dividia o personagem com Bob May, falecido em 2009, que interpretava ‘o corpo’.
Ele tinha sido inicialmente contratado como narrador da série, visto que o Robô não existia no episódio piloto original. Mais tarde, quando ele foi criado, Tufeld foi chamado por Allen para dar sua voz ao personagem.
Tufeld voltaria a emprestar sua voz ao Robô na versão cinematográfica da série, produzida em 1998, e em dois episódios de “Os Simpsons”, um de 1998 e outro de 2004. Em 1995, ele foi visto no documentário “The Fantasy Worlds of Irwin Allen”, no qual prestou seu depoimento.
Além das séries, Tufeld também foi locutor de algumas produções animadas, como “Pernalonga”, “Os Jetsons”, “O Quarteto Fantástico”, “Thundarr”, “O Homem-Aranha” e “Histeria!”.
Em 1948, Tufeld se casou com Adrienne Blumberg, que ele conheceu quando frenquentou as aulas de locução da Northwestern University. O casal teve quatro filhos: Bruce, Craig, Lynn e Melissa.
Ian Abercrombie na década de 1980
Ian Abercrombie (1934-2012)
Ator convidado em centenas de episódios de séries de TV entre as décadas de 1960 e 2010, Ian Abercrombie faleceu no dia 27 de janeiro, aos 77 anos, vítima de parada cardíaca.
Ian nasceu na Inglaterra no dia 11 de setembro de 1934. Iniciou sua carreira ainda menino no teatro inglês, onde atuava, dançava e cantava, durante o período da 2ª Guerra Mundial.
Tendo passado pelo teatro da Irlanda, Escócia e Holanda, Ian chegou nos EUA em 1955, onde fez sua estreia na Broadway com a montagem de “Inferno No. 17″, com Jason Robards. Atuando no teatro off-Broadway, comunitário e até mesmo servindo como assistente de mágico, no período das ‘vacas magras’, Ian foi construindo sua carreira.
Em 1957, ele largou tudo quando foi convocado pelo exército. Servindo com as Forças Especiais na Alemanha ocupada, Ian teve a oportunidade de montar algumas peças para entretenimento de oficiais. Em seu retorno aos EUA, o ator decidiu tentar a sorte em Hollywood, onde iniciou uma carreira na TV em 1965.
O ator em 2008
Ao longo de 47 anos, Ian foi visto em centenas de episódios de séries, entre elas, “A Lei de Burke”, “Agente 86″, “Columbo”, “Sra. Columbo”, “Barnaby Jones”, “Cannon”, “Joe Forrester”, “Galactica”, “Vega$”, “Quincy – Corpo de Delito”, “Voyagers! Viajantes do Tempo”, “Operação Devlin”, “Happy Days”, “Poderes da Mente/Tucker’s Witch”, “A Ilha da Fantasia”, “Um é Pouco, Dois é Bom e Três é Demais”, “Águia de Fogo”, “Who’s the Boss?”, “Contrato de Risco”, “Nos Bastidores da Lei”, “A Gata e o Rato”, “Mike Hammer”, “Assassinato por Escrito”, “Tiro Certo”, “Contos de Fadas”, “Dinastia”, “Alf, o ETeimoso”, “Anjos da Lei”, “Contos da Cripta”, “Twin Peaks”, “The Flash”, “The Nanny”, “Murphy Brown”, “Cybill”, “Babylon 5″, “Blossom”, “O Toque de um Anjo”, “Buffy, a Caça Vampiros”, “Newsradio”, “Jornada nas Estrelas: Voyager”, “Nip/Tuck”, “Jovens Bruxas” e “Desperate Housewives”, entre outras.
Nas últimas décadas, o ator ficou identificado por seu trabalho na série “Seinfeld”, na qual interpretou o Sr. Pitt, chefe de Elaine, em vários episódios. Também é conhecido como Alfred Pennyworth na série de curta duração “Birds of Prey”, e como o professor Crombs da série “Os Feiticeiros de Waverly Place”.
Em 1956, ele se casou com Elizabeth Romano, de quem se divorciou mais tarde. Segundo o Hollywood Reporter, atualmente o ator estava casado com uma mulher chamada Gladys.
Joaquín Martinez (1932-2012)
Ator convidado em séries de TV, Joaquin Martinez faleceu no dia 3 de janeiro, aos 81 anos de idade, vítima de câncer no pâncreas. Nos últimos anos, o ator vivia na Holanda.
Nascido no dia 5 de novembro de 1932 em Cozumel, México, Martinez estudava medicina quando foi convencido por um professor a buscar o teatro como forma de perder a timidez. Apaixonando-se pelo teatro, ele trocou de profissão, estreando como ator na década de 1960.
Ficou conhecido nos EUA pelo filme “Pedro Paramo”, que recebeu a Palma de Ouro em Cannes, em 1967. Com a visibilidade conquistada, Martinez mudou-se para Los Angeles onde começou a trabalhar no cinema, na TV e no teatro.
Geralmente interpretando estereótipos de latinos e indígenas, Martinez foi visto em episódios de séries como “Chaparral”, “Bonanza”, Gunsmoke”, “Missão: Impossível”, “Smith & Jones”, “Marcus Welby”, “Têmpera de Aço”, “Quincy”, “Nos Bastidores da Lei”, “Dinastia”, “Cannon”, “Caçador de Aventuras” e as minisséries “A Conquista do Oeste” e “A Saga do Colorado”, entre outras produções.
Em 2005, ele foi para a Holanda onde atuou no filme “Castingx”. A partir desta produção, Martinez passou a dividir seu tempo entre EUA, México e Holanda, onde tinha residência.
O ator foi casado duas vezes. A primeira com Mary Preston e a segunda com a holandesa Marja Valkestijn. Martinez teve dois filhos, Christopher, publicitário, e Jennifer; bem como um enteado, Sjoerd, filho de Marja.
John Rich (1925-2012)
Diretor de diversos episódios de séries entre as décadas de 1950 e 2010, John Rich faleceu no dia 29 de janeiro, aos 86 anos de idade, de causas naturais.
Nascido no dia 6 de julho de 1925, Rich formou-se em Língua Inglesa pela Universidade de Michigan. Trabalhou como disc jockey e como locutor de notícias em uma rádio local antes de se mudar para Nova Iorque, onde conseguiu um emprego na NBC Radio. Na década de 1950, iniciou uma carreira na televisão atuando como diretor de cena em teleteatros da NBC.
Ainda na década de 1950, Rich começou a dirigir episódios de séries, entre elas “I Married Joan”, “Our Miss Brooks”, “Bat Masterson”, “O Homem do Rifle”, “Os Aquanautas”, “Mr. Ed”, “Além da Imaginação”, “A Ilha dos Birutas”, “Os Destemidos”, “Bonanza”, “Gunsmoke”, “Guerra, Sombra e Água Fresca”, “A Família Brady”, “Que Garota!”, “Barney Miller”, “Benson”, “Newhart”, “Maude”, “The Good Times” e outras.
Seu trabalho ficou mais conhecido pelos fãs de “Comédias Dick Van Dyke”, sitcom da qual ele dirigiu diversos episódios entre 1961 e 1966. Entre 1971 e 1974, Rich dirigiu diversos episódios de “Tudo em Família”, sendo responsável pelo clássico episódio no qual Sammy Davis Jr. teve uma participação especial.
Membro ativo do Sindicato dos Diretores desde 1953, Rich foi um dos responsáveis por estabelecer plano de pensão e de seguro saúde para seus membros. Também fez parte do comitê que realizou a fusão entre os sindicatos de diretores do cinema e o dos diretores de rádio e TV.
Rich foi casado duas vezes. A primeira com a atriz Sylvia Lewis entre 1955 e 1959, e a segunda com Patricia Dodds, com quem estava casado desde 1990. O diretor teve três filhos: Catherine, Anthony e Robert.
Robert Dozier (1930-2012)
Roteirista, Robert Dozier faleceu no dia 6 de janeiro, aos 81 anos de idade. Segundo divulgado pela imprensa, ele vinha sofrendo de problemas de saúde há muito tempo. Nenhuma informação sobre a causa da morte foi divulgada, mas é possível que esteja relacionada com o câncer, doença com a qual ele foi diagnosticado em 1997 e novamente em 2000.
Robert James Dozier era filho da atriz Ann Rutherford (E o Vento Levou) e do produtor William Dozier, responsável pela série “Batman”, da década de 1960, entre outras produções. Robert iniciou sua carreira artística quando servia o exército, escrevendo, dirigindo e produzindo documentários para as Forças Armadas.
Ele iniciou sua carreira na TV em 1948, escrevendo para teleteatros. A partir de 1960, começou a escrever episódios de séries, entre elas, “Impacto”, “O Paladino da Justiça”, “Espionagem”, “Dr. Kildare”, “Dan August”, “Harry O”, “São Francisco Urgente” e “Operação Devlin”. Em 1966, escreveu um episódio para a série de seu pai, “Batman”. Ele foi o roteirista de “Batman is Riled/The Joker is Wild”.
A relação de Robert e seu pai não era muito boa. Em 1955, ele escreveu o roteiro de “Deal a Blow”, para o teleteatro “Climax”, a qual é considerada semi-autobiográfica. A história apresenta a difícil relação entre um pai arrogante e seu filho. O roteiro foi adaptado pelo próprio Robert para uma versão cinematográfica, que recebeu o título de “No Labirinto do Vício/The Young Stranger”, de 1957, dirigido por John Frankenheimer.
Tendo sido vítima de bullying por parte de seus colegas no exército, Robert escreveu o roteiro de “A Real Fine Cutting Edge”, para o teleteatro “Kaiser Aluminum Hour”.
Robert aposentou-se no início da década de 1990. Ele foi casado quatro vezes. Seu último casamento foi com a atriz Diana Muldaur (As Histórias de Elza e Jornada nas Estrelas: a Nova Geração), com quem estava casado desde 1981. Ele teve três filhos, de uniões anteriores.
Ronaldo Batista (1933-2012)
Ator, locutor e dublador , Ronaldo Batista faleceu no dia 15 de janeiro, aos 78 anos de idade, vítima de parada cardíaca.
Nascido no dia 18 de setembro de 1933, no bairro Santana em São Paulo, Ronaldo estudou na Universidade Artística de Rádio, iniciando sua carreira de locutor em 1951, aos 17 anos de idade, na Rádio América. Mais tarde, passou pelas rádios Cultura, Bandeirantes, onde ficou por 20 anos, e Record, onde passou dez anos.
Além de locução de programas e de comerciais, Ronaldo também atuava em diversos radioteatros e radionovelas, entre eles, “O Morro dos Ventos Uivantes”, que teve grande receptividade na época, e esteve em programas como “Patrulha Bandeirantes” e “Bom à Beça”. Como ator, participou dos discos humorísticos “Show Riso” e “A Volta ao Mundo em um Só Riso”, estrelados pelo casal Vitório e Marieta, personagens interpretados por Murilo de Amorim Correa e Maria Tereza.
Ronaldo começou a dublar produções estrangeiras quando Glauco Laurelli o convidou a fazer um teste para a série “As Aventuras de Rintintin”, uma das primeiras a ganhar dublagem, pelos estúdios Gravasom. Ronaldo dublou o Tenente Rip Masters por sete temporadas, ao lado de Zezinho Cútolo, que fez a voz do Cabo Rusty.
Ronaldo passaria a dublar outras séries como “Procurado Vivo ou Morto”, com Steve McQueen, quatro temporadas como o Almirante Nelson em “Viagem ao Fundo do Mar”, e o ator Richard Boone em “O Paladino da Justiça”; além de ter sido responsável por narrar a abertura de “Além da Imaginação” (dublagem original), “Quinta Dimensão”, episódios de “A Turma da Mônica” e diversos filmes/desenhos da Disney. Ronaldo também foi a voz de Tyrone Power em vários filmes do ator.
Na TV, esteve no humorístico “Cidade de Araque” e no programa “Sequência das Oito”, onde interpretou Sherlock Holmes. Como locutor, Ronaldo trabalhou em centenas de comerciais, tanto para o rádio, quanto para a TV. No final da década de 1960, Ronaldo foi contratado como o narrador de “Historinhas de Walt Disney”, discos infantis produzidos pela Abril Cultural, composto de 68 volumes.
Entre 1984 e 2005, Ronaldo trabalhou na Rádio Capital. Em 2008, foi convidado para ser a voz oficial da Rádio Record, mas as partes não chegaram a um acordo. Ronaldo continuou trabalhando com dublagem até meados de 2011, quando se aposentou.
Fotos e informações: Clube da Voz e entrevista de Ronaldo Batista publicada pelo jornal Diário da Manhã de Passo Fundo, RS. Confiram o trabalho mais conhecido do dublador: o Almirante Nelson em “Viagem ao Fundo do Mar”.

Fonte :

http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/dick-tufeld/

Nenhum comentário:

Postar um comentário